Após a Segunda Guerra Mundial, Franz Hoffmann iniciou a produção de produtos de cuidados. A marca "Sona" foi criada principalmente para agentes de limpeza de prata para uso doméstico, enquanto a marca "SONAX" foi desenvolvida para produtos de cuidado de automóveis, adicionando um "X" como sinônimo de "cera".O começo da empresa foi humilde: quatro representantes da SONAX viajavam pela Alemanha em um Fusca totalmente carregado. A interação pessoal com os clientes era fundamental, uma vez que a publicidade era impensável naquela época.
Com o surgimento do milagre econômico alemão, a SONAX avançou rapidamente em sua linha de produtos de cuidado automotivo. A partir da metade dos anos 60, a marca começou a fornecer os primeiros lava-rápidos totalmente automáticos, oferecendo produtos de limpeza e conservação de alta qualidade. Ao mesmo tempo, o programa de manutenção manual do veículo foi continuamente desenvolvido, acompanhando um aumento no número de pessoas que orgulhosamente compravam seus próprios carros particulares. Aos sábados, a lavagem do carro tornou-se um ritual comum, raramente deixada para o frentista, mas principalmente realizada pelo orgulhoso proprietário, com grande atenção aos detalhes. A demanda por produtos de cuidado automotivo aumentou rapidamente, impulsionando ainda mais o sucesso da marca SONAX.
A SONAX logo expandiu sua presença em outros mercados, incluindo a indústria agrícola, ferragens, silvicultura, construção, tecnologia de fabricação e indústria sanitária. Todos contam com os produtos premium da SONAX.
Hoje em dia, os produtos da SONAX podem ser encontrados em mais de 100 países ao redor do mundo, com uma quota de exportação superior a 43%. Eles representam a mais alta qualidade "Made in Germany" em todo o mundo e impressionam com seu excepcional efeito e desempenho exemplar. Isso é destacado por um grande número de testes bem-sucedidos e prêmios concedidos por instituições independentes, como DEKRA ou GTÜ, ano após ano, comprovando a qualidade superior dos produtos SONAX.
O departamento de pesquisa da SONAX trabalha incansavelmente para aprimorar ainda mais seus excelentes produtos. A atividade inovadora permanente garante que as inovações da SONAX sempre se destaquem no mercado. A competência de pesquisa e desenvolvimento da SONAX é comprovada repetidamente pelo excelente desempenho em testes de produtos pelas principais revistas de automóveis, como "Auto Bild", "auto motor und sport" e "Auto Zeitung". Com essa qualidade, a SONAX atende às mais altas exigências profissionais e é um forte parceiro no automobilismo internacional, como evidenciado pelas parcerias com Hans-Joachim Stuck, Michael Schumacher, Ayrton Senna e, mais recentemente, na Fórmula E.
Apesar de ter se tornado um fabricante premium mundialmente famoso de produtos de cuidados de todos os tipos, a SONAX sempre permaneceu uma empresa familiar com raízes regionais.
Não importa se é um carro pequeno, um veículo de gama média ou um veículo de luxo - seja no automobilismo, na cena do tuning ou no mundo dos automóveis clássicos: a SONAX está sempre ao lado dos fãs de carros e especialistas quando chega à aparência perfeita do automóvel.
A história da SONAX remonta a 1903. Nessa altura, Franz Hoffmann, bisavô do atual proprietário da empresa, extraía terra siliciosa em Neuburg an der Donau, um mineral muito fino que era utilizado em polidores domésticos.
"A orientação consistente para o cliente e a vontade intransigente de inovar nos tornam fortes na SONAX. Isso e nossas raízes firmes no site de Neuburg.”